Música: O colapso do século XXI - Green Day

07-10-2010 07:40

  

Música: Colapso do século XXI(Composta pelo grupo Green day em 2009)

Colapso do Século 21 Green Day

 

Nascido na era Nixon, fui criado no inferno.
Uma criança com bem-estar onde habitam os companheiros.
O último nascido, o primeiro a partir.
Minha cidade era cega pelo sol da refinaria

A minha geração é zero.
Eu nunca cheguei a ser um herói da classe trabalhadora

Colapso do Século 21
Uma vez eu estava perdido, mas nunca fui encontrado.
Acho que estou perdendo o que resta da minha mente
Para o prazo final do século 20

Eu era feito de veneno e sangue
Condenação é o que eu entendia
Jogos para a queda das torres
Segurança da terra natal poderia matar todos nós

A minha geração é zero.
Eu nunca cheguei a ser um herói da classe trabalhadora

Colapso do Século 21
Uma vez eu estava perdido, mas nunca fui encontrado.
Acho que estou perdendo o que resta da minha mente
Para o prazo final do século 20

Nós somos os gritos da classe dos treze.
Nascidos na era da humildade
Nós somos os desesperados em declínio
Criados pelos bastardos de 1969

Meu nome é ninguém,
seu filho perdido há muito tempo
Nascido em 4 de julho

Criado em uma era de heróis e trapaceiros
Deixando-me morto ou vivo

Eu sou uma nação,
Um trabalhador do orgulho
Minha dívida com o estado atual

As cicatrizes em minhas mãos
E os meios para um fim
É tudo que eu tenho para mostrar

Eu engoli meu orgulho
E engasguei em minha fé
Eu dei meu coração e minha alma
Quebrei meus dedos
E contei uma baita mentira
O pilar de controle do perigo

Eu estive no precipício
E joguei o buquê
De flores deixadas sobre o túmulo
Eu sentei na sala de espera
Passando meu tempo
E esperando pelo dia do julgamento

Elogio a Liberdade
A liberdade de obedecer
É a canção que me estrangula
Não passe do limite

Sonhe, América sonhe
Eu nem posso dormir
Por causa da luz do amanhecer
Oh grite, América grite...
Acredita no que você vê de heróis e trapaceiros?

*União dos trabalhadores nos Estados Unidos e Canada

 

COMENTÁRIO CRÍTICO:

A música colapso do século XXI é um reflexo do Ethos produtivo (século XX), já que mostra uma relação desigual entre os trabalhadores e a oligarquia, na qual não existe o respeito às liberdades da classe laboriosa. Uma das alternativas viáveis para superar a crise, é legitimar a ecologia dos reconhecimentos - pela qual seria possível atenuar a ideia de hierarquia e superioridade e dinamizar as relações de produção Sob esse prisma, a corrente Civilizacional apresenta reais perspectivas de rompimento com o monopólio das classificações sociais, um dos principais fatores responsáveis pela formação de uma “geração zero”.