Notícias - Cotidiano

06-10-2010 18:36

 

Lama tóxica ceifa vidas na Hungria

 

Segunda feira dia 04/10/2010 uma tragédia ecológica atingiu a Hungria. Após uma enxurrada destrutiva ocorreu o rompimento de um reservatório causando o vazamento de 1,1 milhões de metros cúbicos de resíduos tóxicos corrosivos oriundos de uma fábrica de alumínio. Até o fechamento dessa matéria a “lama vermelha” já ceifou quatro vidas e feriu cento e vinte e três pessoas.

Descrito pelo Ministério do Ambiente Húngaro como um “desastre ecológico” a lama deixou rastro abundantes do seu potencial destrutivo. A previsão é de que ela deverá atingir o rio Danúbio em quatro ou cinco dias, pois está conectado a um de seus afluentes. “Este é um acidente sem precedentes que afeta profundamente o ecossistema, as águas da região e demonstra a fragilidade de nossas reservas de água potável” afirmou a diretora adjunta da WWF-Húngara Gabor Figgczky em comunicado.

A suspeita de que houve superprodução por parte da fábrica levantou discussões sobre as conseqüências do ETHOS produtivo, e se o acúmulo inconseqüente de riquezas é ou não sinônimo de civilização.